Monday, June 04, 2007

Caminhos da América

Dando continuidade ao Projeto Caminhos da América os irmãos Ezequiel e Ivan saíram de Brasília em viagem automotiva percorrendo a região do Cerrado Brasileiro até a Ilha dos Lençóis. Passando por lugares pouco conhecidos no Brasil.

A dupla já percorreu mais de 2000 kms, passaram pela Chapada dos Veadeiros em Goiás, por uma região conhecida por Garganta, onde as divisas entre os estados de Tocantins, Bahia e Piauí ainda não estão bem definidas. Nesta região, alcançada apenas por estradas de piçarra e areia fofa, a natureza esculpiu uma verdadeira cidade de pedras, fruto da erosão dos paredões da chapada. No alto da Chapada há uma pedra, igualmente esculpida pela natureza, conhecida como Pedra da Baliza, alí ainda é uma terra de ninguém, não se sabe em que estado está pisando. Há uma demanda política entre os 3 estados que deve esquentar com a possível criação do novo estado, o emergente Maranhão do Sul, próximo à Pedra da Baliza.

Os difíceis caminhos não impediram a passagem pela região do Jalapão, onde as principais atrações só são alcançadas após quilômetros por areais em meio a lindas veredas. A estrutura turística ainda é precária. Numa das noites, cansados, os dois dormiram sobre uma mesa de sinuca e foram expulsos pelas murissocas. A solução foi armar a barraca embaixo da única palhoça na imensidão do Jalapão.

Após atravessarem todo o Jalapão, passaram por Palmas, cruzaram o Rio Tocantins de balsa e subiram a Belém-Brasilia até o Sul do Maranhão. Em Carolina a grande surpresa, cachoeiras lindas despencando dos paredões de arenito. O complexo da Cachoeira da Pedra Caída foi o ponto máximo, descrever é impossível, fotografar também, porque a partir do acesso por um canyon de mais de 200 metros, cai água de todos os lados. No final do canyon, os paredões se encontram em forma de círculo. E neste santuário ecológico de 20 metros de perímetro por 30 ou, sei lá 40 metros de altura, despenca a cachoeira. Ali nos sentimos realmente pequenos. Neste momento já se encontram na capital do MA, São Luiz.

2 Comments:

Blogger argbraga said...

Eba!!!!
Adorei, as fotos são lindas e a descrição, já me dá vontade de estar lá.
Boa jornada pra vcs, na continudade ai pelo Gurutil e arredores.
Beijos pra todos que conheço.
Bjs pra vcs
Nitinha

8:56 AM  
Blogger Unknown said...

Beijos Nita, falamos sempre de vc para as pessoas, Beijos

5:24 PM  

Post a Comment

<< Home